Sabei que o Senhor é Deus; foi ele quem nos fez, e dele somos; somos o seu povo e rebanho do seu pastoreio (SI 100.3).
A igreja é o rebanho de Deus. Foi Ele quem fez assim. Logo, cada cristão é uma ovelha deste rebanho. Você não é Deus, mas ovelha. Você não é criador, mas criatura. Não importa o que você é na vida, sua profissão, seus dons, sua formação educacional e a quantidade de bens que você possui. Não importa o que você acha a seu respeito ou aquilo que os outros dizem de você. Se você é cristão, você é ovelha do rebanho de Cristo. Jesus disse:
Mas vós não credes, porque não sois das minhas ovelhas. As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão (Jo 10.27-30).
Se você ainda não é cristão, Jesus olha para você como uma ovelha sem pastor: Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor (Mt 9.36).
Em síntese, gostando ou não, você, aos olhos de Deus, é uma ovelha. Você precisa aprender a ser ovelha. Eis algumas características das ovelhas:
A ovelha não possui boa visão e não enxerga mais do que oito a dez metros à sua frente. Por isso ela não tem senso de direção e não tem percepção do perigo.
A ovelha é um animal totalmente dependente. Ela jamais conseguiria viver sem a presença de um pastor cuidadoso.
A ovelha é um animal muito sensível. Não se deita se estiver com medo, fome, brigada com outra ovelha ou atacada pelos insetos. Assusta-se facilmente e fica apavorada pelo mínimo problema. Não sabe se defender e sempre foge. Se estiver grávida e for perseguida por animais ferozes, pode perder a cria.
A ovelha é teimosa e possui hábitos repetitivos. Pasta nos mesmos lugares até acabar o pasto. Defeca na própria terra, liberando vermes e parasitas. Se o pastor não interferir, ela fica parada e estagnada no mesmo lugar.
Em síntese, a ovelha é um animal carente e dependente. Ela precisa ser pastoreada. Por isso Davi, que foi pastor de ovelhas, guerreiro, rei de Israel, poeta e músico, reconhece: O Senhor é o meu pastor; nada me faltará (Sl 23.1).
Pare de se achar o bom, o competente, o professor. Fuja do protótipo do “super-herói”, do imbatível e do insubstituível. Chore, grite, peça ajuda, quebrante-se. O Pastor está pronto a ajudá-lo.
Precisamos aprender a ser ovelhas. Necessitamos reconhecer a nossa insuficiência e a nossa dependência de Deus. Ele tem uma promessa para nós: Eu mesmo apascentarei as minhas ovelhas e as farei repousar, diz o Senhor. A perdida buscarei, a desgarrada tornarei a trazer, a quebrada ligarei e a enferma fortalecerei (Ez 34.15-16).
Rev. Arival Dias Casimiro