Centro de Cuidado Pastoral
Igreja Presbiteriana de Pinheiros

“Mas os nossos membros nobres não têm necessidade disso. Contudo, Deus coordenou o corpo, concedendo muito mais honra àquilo que menos tinha, para que não haja divisão no corpo; pelo contrário, cooperem os membros, com igual cuidado, em favor uns dos outros”  (1 Co 12.24,25)

Querido irmão(ã),

Seja bem-vindo ao novo Centro de Cuidado Pastoral da Igreja Presbiteriana de Pinheiros.

Uma ovelha não cresce e amadurece sem o cuidado pastoral e a igreja é o lugar onde isso acontece. A Bíblia deixa claro que todo cristão é chamado a cuidar uns dos outros, doando generosamente seu tempo, seus recursos e a si mesmo. A tarefa de cuidar é um mandamento mútuo: “cuidem uns dos outros” (1Co 12.25), tire os olhos de si mesmo.

Quando nos importarmos com os outros, vemos o mundo através de uma lente diferente. Pense nisso como a configuração de selfie na câmera do celular, podemos mantê-la em nós, ou virá-la para fora.

Jesus Cristo é o Bom Pastor que edifica, pastoreia e zela por sua igreja. Ele busca a ovelha perdida. Ele cura, nutre, alimenta, guia, protege e acalenta o seu rebanho. Ele chama e capacita pessoas para pastorear suas ovelhas: “Jesus lhe disse: apascenta as minhas ovelhas” (Jo 20.17). Paulo diz aos presbíteros da igreja de Éfeso: “Atendei por vós e por todo rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue” (Atos 20.28).

Os pastores e presbíteros são constituídos por Deus para pastorear a igreja, com alegria, amor e consciência de mordomia, pois prestarão contas a Deus (Hb 13:17.

Diante de tamanha importância e responsabilidade, a Igreja Presbiteriana de Pinheiros cria o Centro de Cuidado Pastoral. O seu propósito é criar e praticar uma cultura de cuidado pastoral.

O foco principal são os membros da igreja, principalmente a ovelha aflita e exausta que precisa de cuidado. O alvo maior é conduzir o crente à maturidade espiritual, a se tornar cada vez mais semelhante a Jesus Cristo. Isso envolve discipulado, aconselhamento bíblico, visitação, capelania e pequenos grupos de pastoreio. Todo trabalho deve ser motivado pelo amor, fundamentado na Bíblia e na total dependência do Espírito Santo.

Arival Dias Casimiro.

Áreas de Atuação

1. DISCIPULADO

Ser cristão é ser um discípulo de Jesus até morrer. O treinamento de discipulado é uma ação prática, intencional e com o propósito de levar todo cristão à maturidade espiritual. O objetivo final do discipulado é conduzir o crente a ser semelhante a Jesus, no caráter e no comportamento (2Tm 3.16-17; Ef 4.13-14). O método de treinamento é o estudo bíblico indutivo, individual ou em pequeno grupo.

2. ACONSELHAMENTO BÍBLICO

O aconselhamento bíblico é uma extensão do discipulado. O seu propósito é instruir e confrontar (nouteticamente) a pessoa para que haja mudança de conduta e personalidade, ajudando-a a superar os sofrimentos da vida (Cl 3.1; Rm 15.14). A Bíblia é o manual de aconselhamento (2Tm 3.16-17). O seu objetivo final é promover a maturidade espiritual (Cl 1.28). Todo cristão deve se envolver neste ministério, principalmente pastores, presbíteros e pessoas dotadas com esse dom espiritual, após treinamento especializado.

3. VISITAÇÃO

Visitar pessoas é imitar a Deus. É ir ao encontro dos necessitados com o propósito de ajudá-los. É gastar a si mesmo pelo outro. Há três ideias básicas relacionadas ao significado da palavra “visitar”: (1) Contato pessoal – ir até a pessoa necessitada. Não existe a visitação não presencial ou virtual.  (2) Exame pessoal: olhar e conhecer as necessidades da pessoa visitada. Ir para ver e saber o que o outro está passando e necessitando. (3) Préstimo pessoal: suprir as suas necessidades físicas, materiais e espirituais. Todo cristão deve ser um visitador, mas a igreja precisa ter um programa de visitação que envolva principalmente a sua liderança.

4. CAPELANIA

Capelania é assistência espiritual, desenvolvida através de mensagens, aconselhamentos, visitações e acompanhamento pessoal. Ela se faz necessária de forma preventiva ou em situações especiais. Ela deve ser intencional e focada em vários setores da sociedade: capelania militar, hospitalar, empresarial, escolar e carcerária.

5. PEQUENOS GRUPOS DE PASTOREIO

O grupo de pastoreio é uma estratégia para cuidar das pessoas de maneira pessoal e efetiva. Há um tríplice objetivo no grupo de pastoreio: integrar, pastorear e multiplicar. O trabalho é realizado através de estudos bíblicos indutivos, semanais, em pequenos grupos e com o propósito de conduzir a todos à maturidade cristã.

O primeiro passo para ser atendido pelo Centro de Cuidado Pastoral é preencher o formulário abaixo. Você precisará de 5 a 10 minutos para o seu preenchimento.
Depois de receber o formulário preenchido e o Termo de Consentimento assinado, vamos marcar uma entrevista com um de nossos conselheiros. Por favor, leia com bastante atenção todas as sessões e responda cuidadosamente.

*Obs.: Seguimos as normas estabelecidas pela Lei 13.709 de 14 de Agosto de 2018 a Lei Geral de Proteção aos Dados (LGPD) para que possamos proteger a privacidade e segurança dessas informações, pois são estritamente confidenciais.

Em Cristo,
Rev. Arival Dias Casimiro
Pastor Titular da Igreja Presbiteriana de Pinheiros

Formulário

Endereço e Contatos

Igreja Presbiteriana de Pinheiros – Centro de Cuidado Pastoral
Endereço: Rua Guerra Junqueiro, 315 Alto de Pinheiros São Paulo/SP
Ligue: (11) 3093-2858
Email: cuidadopastoral@ippinheiros.org.br