A oração tem um caráter universal. Você pode tocar o
mundo inteiro pela oração. O apóstolo Paulo trata
desta verdade com diáfana clareza (1Tm 2.1-3).
- A primazia da oração (1Tm 2.1a). “Antes de tudo,
pois, exorto que se use a prática de súplicas…”. As
palavras próton pánton “antes de tudo”, indicam
primazia de importância e não de tempo. A oração
não é um apêndice no culto, mas parte vital dele. Os
apóstolos entenderam a primazia da oração, quando
decidiram: “Quanto a nós, nos consagraremos à
oração e ao ministério da palavra” (At 6.4). - A variedade da oração (2.1b). “… que se use a
prática de súplicas, orações, intercessões, ações de
graças…”. Muito embora o objetivo de Paulo é insistir
na centralidade da oração mais do que numa análise
de seus tipos, o apóstolo usa aqui quatro formas de
oração.
Primeiro, as “súplicas”. Elas estão relacionadas à
apresentação de um pedido ou uma necessidade a
Deus. A ideia fundamental da palavra grega deesis, é
um sentimento de necessidade. A oração começa
com esse sentimento de nossa total dependência de
Deus. Oração é a insuficiência humana
aproximando-se da suficiência divina.
Segundo, as “orações”. Designam o movimento da
alma em direção a Deus. As orações são um ato de
adoração a Deus, exaltando-o pela excelência de
seus atributos e rogando a ele pela grandeza de suas
misericórdias.
Terceiro, as “intercessões”. Elas estão relacionadas
com a súplica em favor de alguém ou de alguma
coisa. A palavra grega enteuxis traz a ideia de entrar
na presença do rei para lhe fazer uma petição.
Portanto, nenhum pedido é grande demais para ele.
Para Deus não há impossíveis!
Quarto, as “ações de graças”. Elas tratam da nossa
gratidão a Deus pelo que ele tem feito. A palavra
grega eucaristia, deixa claro que orar não é apenas
aproximar-se de Deus para adorá-lo por quem ele é,
e rogar a ele suas bênçãos, mas, também, e
sobretudo, agradecê-lo pelo que ele tem feito.
Os propósitos da oração (2.2b,3). Com que
propósito devemos orar? Devemos orar para
vivermos uma vida tranquila e mansa. A vida
tranquila refere-se a uma vida livre de inquietudes
externas, enquanto a vida mansa é uma vida que
está livre de perturbações internas. Devemos orar
para vivermos com toda piedade e respeito.
Devemos orar porque isto agrada a Deus. O Pai se
agrada de ver seus filhos orando e vivendo em sua
dependência. O Pai se agrada em ver seus filhos
colocando-se na brecha em favor de todos os
homens, bem como dos reis e das demais
autoridades constituídas.
O alcance da oração (2.1c,2). “… em favor de
todos os homens, em favor dos reis e de todos os
que se acham investidos de autoridade…”. A oração
transpõe todas as barreiras geográficas, culturais e
religiosas. Paulo destaca três alcances da oração:
Primeiro, “em favor de todos os homens”. Isso
significa que nenhuma pessoa está fora da esfera
das nossas orações. Devemos orar pelos salvos e
não salvos; pelos irmãos e até pelos inimigos. A
expressão “todos os homens” neste contexto
significa todos os homens sem distinção de raça,
nacionalidade ou posição social e não todos os
homens individualmente, tomados por um.
Segundo, “em favor dos reis”. Mesmo que essas
autoridades sejam perversas, como era o caso do
imperador Nero, devemos orar por elas. Mesmo que
pessoalmente sejam pessoas indignas, a posição
que ocupam merece nosso respeito e deve ser
objeto das nossas orações.
Terceiro, “em favor dos que se acham investidos de
autoridade”. A Bíblia é clara em afirmar que toda
autoridade procede de Deus e é ministro de Deus
para coibir o mal e promover o bem (Rm 13.1-3). Em
vez de falar mal das autoridades, devemos orar por
elas.
REV. HERNANDES DIAS LOPES.
Rev excelente seu texto, porém há uma certa discussão em relação ao falar em línguas, nós pentecostais acreditamos nesse Dom do Espírito(AT 2:1-41), mas isso não quer dizer q só através desse dom somos certificados do batismo com o Santo Espírito, pois no momento em q O adoramos em Espírito e em Verdade há uma comunicação q transcende nosso entendimento e sim realmente vem línguas de fogo sobre a igreja, tem quem fala e tem quem interpreta, tem quem cura e quem profetiza, pois esses sinais nos acompanha, a paz do Senhor