A festa de Natal é a comemoração do aniversário do nascimento de Jesus. Ele nasceu, viveu e morreu entre nós. A sua história é lembrada neste mês de dezembro em todos os continentes da terra. Mas, quem é de fato este ilustre aniversariante?
A bíblia nos ensina que Jesus é a revelação pessoal de Deus. O divino se fez gente e habitou entre nós. Antigamente, Deus falou ao seu povo muitas vezes e de várias formas, mas no primeiro natal, Ele nos falou por intermédio de Jesus: “a nós nos falou pelo Filho” indica que Ele não é um mero veículo de revelação, e sim em forma humana. O autor da carta aos hebreus apresenta sete informações sobre quem é Jesus que nasceu em Belém.
JESUS É O HERDEIRO DE TODAS AS COISAS. Jesus Cristo é o alvo para o qual se movimenta toda a criação. Em torno dele estão centralizadas todas as coisas. Ele é o herdeiro de tudo que existe, o universo e as pessoas. Ele é o criador de tudo e, portanto, o herdeiro de tudo, quando tudo for levado à perfeição e à restauração nele (Cl 1.16).
JESUS É O CRIADOR DE TUDO.
A declaração de que Deus fez o universo por meio do filho é fantástica e inovadora. Jesus Cristo é o agente da criação (Jo 1.2-3). A criação de tudo é vista no Novo Testamento em Cristo, por Cristo e para Cristo.
JESUS É O RESPLENDOR DE DEUS E A SUA GLÓRIA.
A ideia é que Jesus é a radiância que irrompe de uma luz brilhante. Ele resplende a glória de Deus. “Resplendor” significa refulgência ou reflexo (Jo 1.14) Jesus Cristo refletia na sua pessoa e nas atitudes a glória de Deus. Por isso, o Natal é a festa da luz e da alegria.
JESUS É A EXPRESSA IMAGEM DO SER DIVINO.
Aquele que reflete a glória de Deus compartilha da sua natureza. A palavra no grego é caráter, comumente usada para um carimbo ou uma gravação. Um carimbo num selo de cera terá a mesma imagem que a gravura no selo. Então, Jesus é a expressão exata de Deus. A palavra SER quer dizer natureza, substancial, essência. Jesus possui a mesma natureza de Deus: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus” (Jo 1.1).
JESUS É O SUSTENTADOR DE TODAS AS COISAS.
A palavra grega “pheron” (sustentando) é um particípio presente que tem o sentido de manter no alto, ou sustentar de forma contínua e sem interrupção. Paulo afirma que EM CRISTO, tudo subsiste (Cl 1.17; I Co 8.6). do mesmo modo que a palavra criou todas as coisas (Gn 1.3), todas as coisas são sustentadas pela palavra poderosa de Cristo.
JESUS É QUEM NOS PURIFICA DE TODO PECADO.
Jesus Cristo expurga os nossos pecados de maneira única e definitiva. Aquilo que é impossível para nós e para qualquer sistema religioso, Jesus Cristo fez por nós. A purificação do pecado inclui: a mudança da natureza pecaminosa e purificação constante de qualquer ato pecaminoso. “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão de vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo” (At 2.38).
JESUS ESTÁ ASSENTADO À DIREITA DE DEUS. Após o evento da sua morte e ressurreição, Jesus Cristo foi entronizado nos céus. Ele está numa posição de alta honra, como Senhor da História (Sl 110.1). ele é o Grande Vencedor. Jesus Cristo, também, está assentado à direita de Deus para interceder por nó a Deus (Hb 4.16). Ele pede ao Pai que tenha misericórdia das nossas fraquezas e nos envia o seu socorro.
Comemore este Natal de Jesus, considerando o seu aniversariante. Por causa de quem Ele é, devemos lhe prestar adoração e louvor. E o maior presente que posso dá-lo é o meu coração. Em Jesus encontramos tudo que precisamos para a nossa satisfação e realização espiritual.
Rev. Arival Dias Casimiro