Pastorais

ORANDO POR AVIVAMENTO

 “Aviva a tua obra, ó Senhor, no decorrer do anos…” Habacuque 3.2

 

Nós, que vivemos os bastidores de uma igreja local, pastoreando o rebanho de Cristo, observamos um preocupante paradoxo: mesmo havendo declínio espiritual há o crescimento numérico na igreja. As igrejas estão cheias, mas as pessoas estão vazias da Palavra, do compromisso da obediência e do contentamento do espirito. Paul E. G. Cook afirma: “O declínio espiritual nem sempre é refletido numericamente; ele consiste numa retirada da vida espiritual verdadeira da igreja e pode até mesmo acontecer em tempos de aumento numérico”. A solução para tal situação é o avivamento espiritual. Precisamos urgentemente de um avivamento! Esse será produzido por Deus, mas deverá ser buscado pela igreja, através da oração. Maurice Roberts diz: “A oração suprema, que a igreja precisa em nosso mundo, deve ser por reavivamento”.

 

O que é um avivamento?

Avivamento ou reavivamento pode ser descrito de diversas maneiras. “Avivamento é aquela estranha e soberana obra de Deus na qual Ele visita o seu próprio povo, restaurando-o reanimando-o e libertando-o para receber a plenitude de suas bênçãos” (Stephen Olford). “Avivamento é um abundante derramamento do Espirito de Deus sobre o seu povo, renovando-o e despertando-o de sua preguiça espiritual e desobediência, levando-o a preocuparem-se com o pecado, a santidade de vida e a glória de Deus. O resultado é que um grande número de pessoas fora da igreja e descrente é trazido a Cristo e a sua igreja. No reavivamento, Deus dá uma nova saúde espiritual aos já crentes e nova vida aos mortos” (David Eby). “Um avivamento fica marcado pela vitória do Espirito sobre a carne” (Russel Shedd).

Em síntese, afirmamos que o avivamento é uma atividade espiritual realizada por Deus, na vida do seu povo, por meio da ação poderosa do Espirito Santo. O objetivo do avivamento é a revitalização espiritual da sua igreja.

 

Motivos para se orar por avivamento

Quando olhamos para a nossa vida espiritual e para situação espiritual da igreja hoje, podemos relacionar alguns motivos que nos impulsionam a orar por avivamento: quando a leitura Bíblica e o compromisso com a Palavra são desprezados; quando a oração deixa de ser vital para o cristão; quando a santificação é desprezada pelo cristão; quando o lazer e o trabalho prejudicam a piedade; quando o pecado é cometido sem incomodar a consciência; quando não existe adoração em espirito e verdade; quando não há compromisso com a obra de Deus; quando há mau testemunho por parte dos crentes; quando não há líderes comprometidos; quando não há conversões na Igreja;

quando não existe unidade na igreja; quando faltam visão e ação missionária.

 

Peça a Deus um avivamento

Devemos orar pedindo a deus um avivamento espiritual. A base para tal pedido encontra-se na Bíblia: “E, se o meu povo, que se chama pelo meu nome. Se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei, e sararei a sua terra.” (2Cron 7.14). “Torna-nos a trazer, ó Deus da nossa salvação, e faze cessar a tua ira de sobre nós”. Acaso estarás sempre irado contra nós? Estenderás a tua ira a todas as gerações? Não tornarás a vivificar-nos, para que o teu povo se alegre em ti? Mostra-nos, Senhor, a tua misericórdia, e concede-nos a tua salvação.” (Sl 85.4-7). “Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes”. (Jr 29.11-13; 33.3).

“E eu vos digo a vós: pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á; Porque qualquer que pede recebe; e quem busca acha; e a quem bate abrir-se-lhe-á. E qual o pai dentre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, também, se lhe pedir peixe, lhe dará por peixe uma serpente? Ou, também, se lhe pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o pai celestial o Espirito Santo aqueles que lho pedirem?” (Lucas 11.9-13).

 

Meus irmãos, quando Deus vai enviar um avivamento, primeiramente, Ele envia seu Espirito de súplica e intercessão. Vamos orar objetiva e incessantemente pelo avivamento.

 

Rev. Arival Dias Casimiro