ENCORAJANDO AS PESSOAS QUE SOFREM
Por que o crente sofre? Pedro responde que o crente sofre para que a sua fé seja provada e o se caráter aperfeiçoado. Ele usa o termo “provações”, em lugar de “tribulações” ou “perseguições”, pois trata dos problemas gerais que enfrentamos: “Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações, para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo, a quem, não havendo visto, amais; no qual, não vendo agora, mas crendo, exultais com alegria indizível e cheia de glória, obtendo o fim da vossa fé: a salvação da vossa alma” (1Pe 1.6-9). Cinco lições importantes:
As provações são variadas.
A expressão várias provações significa “todo tipo de provações”. Provações com pessoas, com acontecimentos imprevistos, com doenças e com tentações espirituais. Várias são as lutas. Há um provérbio chinês que diz: “O diamante não pode ser polido sem fricção, nem o homem pode se aperfeiçoar sem o sofrimento”.
As provações são passageiras.
As provações são presentes e passageiras: no presente, por breve tempo. Elas fazem parte da vida cristã. Enquanto estivermos aqui seremos provados (At 14.22). “O cristão está entrando em provação, em meio à provação ou saindo da provação para entrar novamente”.
As provações são necessárias
As provações são necessárias: se necessário. Deus é quem sabe e quem define quais as provações precisamos enfrentar (1Co 10.13). E elas são necessárias para o nosso aperfeiçoamento espiritual (Tg 1.2-4).
As provações são pedagógicas.
Uma fé que não pode ser testada não é confiável. Deus usa as provações para moldar o nosso caráter cristão e no preparar para a glória futura.
Pedro apresenta quatro objetivos de Deus com as provações: (1) Ele usa a provação para testar a autenticidade da nossa fé (v. 7). Através do fogo da provação, a nossa fé se revela mais valiosa que o ouro. E esta fé testada e valiosa resulta em louvor e adoração a Deus – At 16.25. (2) Ele usa a provação para aumentar o nosso amor por Jesus (v.8). E o verdadeiro amor é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, principalmente quando estamos em tribulação (Rm 5.5). (3) Ele usa a provação para que confiemos mais em Cristo (v.8). O crente vive pela fé, que fundamenta no invisível (2Co 5.7). (4) Ele usa a provação para produzir alegria no nosso coração. A alegria inexprimível e gloriosa de Deus é uma dádiva que recebemos de Deus (Rm 15.13). E a razão desta alegria é que, já nesta vida, obtemos o objetivo da nossa fé: a nossa salvação por intermédio de Jesus Cristo (vv 8-9). Hoje, pela fé, já estamos salvos e nada nem ninguém poderá roubar a nossa alegria. É possível experimentar hoje a alegria da salvação de Deus.
Rev. Arival Dias Casimiro