O regimento da vida cristã pode ser definido em três artigos: Regozijai-vos sempre; Orai sem cessar; Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco (1Ts 5.16-18). São três imperativos que estão no presente, indicando que são ordens permanentes que se aplicam a qualquer cristão e em todas as situações. Quem consegue obedecer a estes três mandamentos, tira a vida de letra. Parece simples: regozijai, orai e agradecei. Mas veja a intensidade: sempre, sem cessar e em tudo. São mandamentos profundos, que se colocados em prática impactarão a nossa vida cristã. Quero destacar o último: Em tudo, dai graças.
O livro Agradeça e seja feliz, de Robert A. Emmons, apresenta os resultados do maior estudo já realizado sobre a gratidão. O objetivo do estudo foi identificar e demonstrar a influência da gratidão sobre a vida das pessoas que a praticam constantemente. Três resultados importantes: aumenta o “ponto fixo de felicidade”, faz bem à saúde e fortalece os laços sociais. Mas sabemos que, além dos benefícios físicos e sociais, há o benefício espiritual. Saúde espiritual significa vida contente e agradecida a Deus.
Mas o que é gratidão? “Gratidão é a qualidade de ser grato; o reconhecimento de uma tendência a retribuir a bondade”. Gratidão (gratia) significa “graça ou agradável”. Gratidão é admitir que recebi algo gratificante e reconhecer o seu doador. Quando sou grato, reconheço que recebi uma dádiva, o valor que ela tem e as intenções do doador.
Há três maneiras de olharmos para os favores recebidos: gratidão, não gratidão e ingratidão. A bíblia nos ordena: Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
Primeiro, a bíblia diz em tudo dai graças e não por tudo dai graças. Há coisas que acontecem que não temos a capacidade de dar graças, mas o que Deus pede é que sejamos agradecidos em todos os acontecimentos.
Segundo, devemos dar graças em tudo, porque tudo faz parte da vontade de Deus para a nossa vida. Os acontecimentos desta vida são usados por Deus para moldar o nosso caráter e nos preparar para uma eternidade feliz.
Em outro texto Paulo diz: Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo (Ef 5.20). O que é gratidão? É o grato reconhecimento dos benefícios recebidos. Quando se deve dar graças? Por tudo ou por todas as bençãos materiais e espirituais, ordinárias ou extraordinárias, recebidas e não recebidas. A quem se deve dar graças? A nosso Deus e Pai, isto é, aquele que é a fonte de todas as coisas boas que um homem pode receber. Como se deve dar graças? Em nome de nosso Senhor Jesus Cristo. Foi Ele quem conquistou todas as bençãos para nós (Rm 8.32, Ef 1.3).
Diante das comemorações do Dia Internacional de Ação de Graças, olhe para tudo com gratidão a Deus. Agradeça ao Senhor por todas as bençãos recebidas.
Rev. Arival Dias Casimiro