


» Mudanças não previstas Os ninivitas creram em Deus (Jn 3.5a)
A vida não é obrigatoriamente uma sucessão de acontecimentos esperados ou previstos. Não é uma rotina insistente, desprovida de novidades. Sempre há mudanças no horizonte que se aproximam vagarosa ou subitamente. Mudanças que podem alterar por completo uma situação ora confortável ora desconfortável. O livro de Jonas está cheio de mudanças de situação, todas operadas por aquele que é chamado Senhor dos céus e da terra.
O mar estava calmo e tranqüilo. De repente, “caiu uma tempestade tão violenta que o barco ameaçava arrebentar-se” (Jn 1.4).
Jonas estava aprisionado “para sempre” no “ventre da morte” e nas profundezas do mar. De repente, seus pés foram colocados em terra firme (Jn 1.6, 10).
Nínive precisava ser destruída porque a altura de sua maldade havia subido até o céu (Jn 1.2). De repente, a grande capital da Assíria precisou ser perdoada porque a altura de seu arrependimento subiu à presença de Deus (Jn 3.10). Há pouco, Nínive estava de nariz empinado; agora está de joelhos dobrados!
Preciso crer em mudanças, orar por elas e aguardá-las!
Retirado de Refeições Diárias com os Profetas Menores (Editora Ultimato, 2004).